
Falo com o amigo João Carvalho, assessor da ASP South America, na sexta passada. Ele pode me ajudar a tirar uma dúvida: quantos pontos são necessários para um surfista garantir uma vaga no WCT 2008 pelo ranking do WQS deste ano? Afinal, com a entrada do sistema prime, este ano existem muito mais pontos em jogo que na temporada passada.
"Rapaz, sei lá! Acho que pra se garantir tem que fazer dem mil pontos", falou João, com sua sinceridade de sempre. Eu coloquei que achava que seria até um pouco mais. Dez mil e 500 pontos pra se garantir de vez.
No ano passado, a previsão da ASP era que quem chegasse aos 9 mil ficava com uma vaga. Léo Neves, que foi um dos últimos classificados pelo WQS, ficou na casa dos 8.800 pontos.
Se minha conta estiver certa, o português Tiago Pires (na foto, em Durban), líder do ranking, já está dentro. Tem 10.850 pontos. O sul-africano Jordy Smith, com 10.063 está muito perto, quase lá.
Eu diria também que, para Jihad Kodhr (PR), Jay Thompson (AUS), Neco Padaratz (SC) e Kieren Perrow (AUS), bastam mais dois bons resultados, tipo quartas-de-final, ou uma semi e uma oitavas, ou mesmo mais um título em etapas seis estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário