quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Camarão e Jessé na briga. Willian estréia nesta quarta.

Adriano de Souza surfou com tranquilidade e venceu bateria de estreia sem maiores problemas. (Foto: ASP/Kirstin) à

Após um começo nada promissor, eis que o segundo dia do seis estrelas de Haleiwa terminou com um saldo extremamente positivo para o surfe brasileiro.

Temos quatro classificados para o round 4, o últimos antes das quartas-de-final, que é quando a pontuação começa a fazer alguma diferença em termos de ranking.

Entre esses quatro estão Thiago Camarão e Jessé Mendes, que ainda brigam por uma vaga no WT-2012.

Calma, o terceiro brasuca com chances, Willian Cardoso, só faz sua estreia nesta quarta, na primeira bateria do dia.

Mas, como disse no início, o dia não começou de forma muito animadora pros brasileiros.

Yuri Sodré não achou as ondas e perdeu feio, em 4° lugar.

Tomas Hermes também ficou em último em uma derrota dolorida para quem assistiu. Pelo simples fato de que ficou bem claro que ele estava com o surfe no pé para derrotar todos os três adversários. Mas não achou boas ondas e quem acabou passando foram o clone de Rob Machado (só na anatomia) Adrian Toyon e Kieren Perrow.

Sobre Perrow, vale uma comentário. Há de se fazer jus à forma como o australiano se porta numa bateria. Dominou o pico e pegou as melhores ondas. Mas as notas que recebeu foram extremamente valorizadas.

Um 6,87 que valia um 5,0.

Um 5,17 que valia um 4,0.

Assim, passou em segundo à frente de Travis Logie. Resultado pra lá de injusto.

Raoni Monteiro foi outro que perdeu em último. E perdeu feio.

Se o carioca estava com alguma contusão ou problema de saúde, está tudo explicado e não há o que dizer.

Se estava tudo bem com Raoni (assim esperamos), ficou clara a falta de estratégia de competição. Enquanto todos pegavam ondas ele boiava à espera de uma boa que não chegou nunca. O posicionamento foi bem parecido com o que a campeão mundial Carissa Moore teve em sua bateria. A diferença é que Carissa não tem a mesma força nas braçadas que Raoni.

Sou muito fã do surfe do carioca e, além disso, a imagem que ele passa nas entrevistas é de ser um cara bem bacana. Torço muito para que ele descubra que não se chega muito longe no Tour apenas com o surfe no pé.

Entre essas derrotas, tivemos, ainda pelo round 2, uma vitória maiúscula de Wiggolly Dantas. Quase despercebida já que, durante a bateria, a transmissão pela internet dedicou mais tempo a entrevistas os ídolos do passado que disputaram a bateria exibição - Shane Dorian venceu Ross Willians, Kalani Robb e Rob Machado.

Guigui pegou duas boas, chegou a vencer a todos por combinations até quase o final e passou sem maiores problemas. Mostrou que está encaixado tanto de front quanto de back.

Mas foram nossos cabeças-de-chave que deram show.

Camarão, mesmo com toda a pressão de quem busca um grande resultado para se garanbtir na elite, surfou o suficiente para avançar em segundo. De quebra, tirou um concorrente direto, o veterano Taylor Knox.

Léo Neves também passou em segundo, atrás de um endiabrado Taj Burrow, mas à frente de duas novas promessas, o havaiano Mason Ho e o norte-americano Conner Coffin.

Na sequência, Adriano de Souza surfou com moral e venceu bem, com Adan Robertson em segundo.

Na última do dia foi a vez de Jessé Mendes mostrar, numa disputa com o australiano Jack Freestone e o havaiano filho de cearenses, Ian Gentil, que ele é uma promessa bem mais próximo de se tornar uma realidade. Avançou em segundo, atrás de Michel Bourez, e segue vivo na luta pelo WT-2012.

Somar pontos em Haleiwa para se garantir na elite no ano que vem já não é uma possibilidade para Knox, Logie, Kai Otton, Tom Whitaker, Matt Wilkinson e Richard Christie.

Entretanto, Perrow, Kolohe Andino, Daniel Ross, John John Florence, Dusty Payne, Adam Melling e Tanner Gudauskas avançaram ao R4.

Além de Willian, ainda teremos a estreia de Jadson André e a participação de Guigui Dantas no R3.

Para seguir o evento nesta quarta, é só clicar em http://vanstriplecrownofsurfing.com/reefhawaiianpro2011/live-gb

E siga o blog no Twitter no @blogdosurfe

Nenhum comentário: