quinta-feira, 7 de junho de 2007

Duas novidades no WCT 08. Eu aposto!


Pode anotar: Pelo menos duas novidades já estão confirmadas no WCT do próximo ano. Com os pontos conquistados no WQS 5 estrelas prime que acontece em Maldivas, o sul-africano Jordy Smith e o português Tiago Pires carimbaram o passaporte para a elite em 2008.

Nem sei ao certo qual a pontuação estipulada pela ASP para um surfista se garantir entre os 15 que sobem pelo ranking do WQS. Acho que nem a ASP tem essa conta muito certa. Mas imagino que, com a entrada de várias etapas prime e o aumento no número de campeonatos seis estrelas, será preciso bem mais que os 9 mil pontos do ano passado - apesar de que teve gente que entrou com menos. No chute, acho que vai ser preciso entre dez e onze mil pontos pro cara dormir tranquilo com a vaga.
Jordy Smith, atual campeão mundial júnior, vem muito sólido (na foto, rabiscando uma esquerda em Maldivas). Ganhou apenas um quatro estrelas na Austrália, mas foi vice em casa, no seis estrelas de Durban, e chegou às quartas-de-final do 5 estrelas prime da Escócia, nos tubões de Turso, mostrando ser versátil. Quase não cai da prancha, tem um repertório de manobras base-lip, aéreos e tubos. É moderno e tem muito power.

Tiago Pires fez a final no tradicional seis estrelas, agora prime, de Margareth River, na Austrália, e tem como outro bom resultado as oitavas-de-final nem Durban. Não mudou muito o surfe, que sempre foi bonito e eficiente, mas este ano está mais consistente.

Com os resultados obtidos em Maldivas - Tiago perdeu nas oitavas e Jordy parou nas quartas-de-final - os dois cravam a quinta pontuação acima de mil pontos em seus somatórios. Como ainda restam mais sete etapas seis estrelas, quatro seis estrelas prime e uma cinco estrelas, aposto minhas economias que os dois garantem mais dois bons resultados e, consequentemente, a vaga.

Dois excelentes reforços pro WCT, sem dúvida.

Nenhum comentário: